Guia para Esterilização de Instrumentos

Os instrumentos fabricados em aço inoxidável devem receber alguns cuidados quanto à limpeza e esterilização. Essas são etapas fundamentais que, se conduzidas adequadamente, possibilitam o prolongamento da vida útil do instrumento.

A limpeza tem como objetivo a remoção dos resíduos aderidos à superfície dos instrumentos e deve ser efetuada previamente à esterilização. Assim sendo, imediatamente após o uso deve-se efetuar uma pré-lavagem para o amolecimento dos resíduos. Para tanto, estes devem ser submersos em solução desinfetante, exceto hipoclorito de sódio, devendo permanecer por um período de 20 minutos.

Em seguida, promove-se a limpeza mecânica com auxílio de uma escova de náilon, sob água corrente, com detergente neutro. Não devem ser utilizados produtos abrasivos, que favoreçam a corrosão

Após a limpeza os instrumentos devem ser bem enxaguados para total remoção da substância detergente e enxugados, evitando-se a secagem natural ou durante a esterilização.
A permanência de produtos químicos ou de umidade favorece o aparecimento de manchas e corrosão nos instrumentos.

O calor é o melhor método de esterilização, podendo ser utilizado o calor seco (estufa) a 160 °C, por 1 hora e meia, 170 °C por 1 hora ou o calor úmido (autoclave) 122°C durante 15 minutos.
Alguns cuidados devem ser tomados para que o processo de esterilização seja eficaz, sem danificar os instrumentos.

Estufa

  • Os instrumentos devem ser acondicionados em caixas ou bandejas metálicas apropriadas e levadas à estufa aquecida. O tempo de esterilização somente deve ser contato depois de atingida a temperatura ideal.
    Deve-se evitar a permanência prolongada dos instrumentos ou superaquecimento no processo, sob o risco de danificar os instrumentos que podem perder a têmpera ou adiquirir uma coloração amarelada.

Autoclave

  • Por se tratar de um método que utiliza o vapor sob pressão, para um perfeito funcionamento, deve-se seguir rigorosamente as instruções do fabricante e somente utilizar água destilada. A água contendo cloro diminui a resistência à corrosão do aço inoxidável. Os instrumentos devem ser devidamente acondicionados em envelopes próprios ou caixas metálicas perfuradas.

Em ambos os métodos o ciclo não deve ser interrompido e o armazenamento do instrumental embalado é válido por uma semana em ambiente fechado, limpo, seco e em temperatura abaixo de 25°C.